PROCON CONFIRMA: LIVRARIA CÂMARA CASCUDO É A QUE VENDE MAIS BARATO E TEM MAIOR VARIEDADE


O PROCON MUNICIPAL – Coordenadoria Municipal de Política e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal do Natal, realizou pesquisa de material escolar em vinte e cinco (25) papelarias da cidade do Natal, selecionadas entre as maiores e mais tradicionais do mercado, constatando, em primeiro lugar, que os preços sofreram redução média de 3,16% em relação ao ano passado: de uma lista de 27 itens, doze (12) aumentaram, doze (12) sofreram redução e três (03) permaneceram estáveis.
Em segundo lugar, a pesquisa mostra que há uma grande variedade de produtos, pois a cada ano novas marcas são lançadas no mercado, aumentando a concorrência, o que, de certa forma, beneficia os consumidores. Com efeito, com base em uma relação de 27 itens básicos, foram coletados preços de 274 produtos de marcas diferentes. A terceira constatação é a grande diferença de preços que chega a 1.150% entre produtos da mesma marca.
A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 14 de janeiro de 2009, e coletou preços dos seguintes itens: apontador, borracha, caneta esferográfica, cola plástica, canetas hidrográficas, lápis cera, gizão de cera, lápis de cor pequeno, lápis de cor grande, lápis preto nº. 2, massa para modelar, pasta de cartolina, pincel atômico, pincel nº. 12, tinta guache, esquadro plástico, régua plástica, cadernos – de sete tipos, papel almaço e papel tamanho ofício A4 (resma e cento). Foram coletados os preços/marcas dos itens solicitados, disponíveis no momento da pesquisa.
As papelarias com maior variedade de produtos, no dia da pesquisa, eram (na ordem):
Livraria Câmara Cascudo – Centro
Livraria Independência – Alecrim
Papelaria Braskendy – Cidade da Esperança
Livraria Progresso Mundial – Panatis I
Livraria e Papelaria Santana - Alecrim
Livraria e Papelaria Confiança – Alecrim
Livraria Papelnet – Centro
Livraria Águia Dourada – Alecrim
Escola & Escritório Livraria e Papelaria – Tirol
Prátika Papelaria – Ponta Negra
O preço da cesta de mercadorias pesquisadas – soma dos preços médios de cada um dos 27 produtos encontrados na loja, apresenta diferença de 181% da loja mais cara para a loja mais barata (R$ 113,06 e R$ 40,24, respectivamente).
As dez papelarias mais baratas – tomando-se o preço médio de cada item à disposição do consumidor no dia da pesquisa – eram (na ordem):
Livraria Câmara Cascudo – Centro
Livraria Progresso Mundial – Panatis
Prátika Papelaria – Ponta Negra
Livraria e Papelaria Confiança – Alecrim
Livraria Independência - Alecrim
Papelaria Braskendy – Cidade da Esperança
Livraria e Papelaria Santana – Alecrim
Papelaria Opção - Centro
Bereiana Livraria e Papelaria – Tirol
Potylivros – Centro

Em caso de dúvidas, procurar o PROCON MUNICIPAL.
As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento podem ser obtidas gratuitamente na sede do Órgão, à CENTRAL DO CIDADÃO de PONTA NEGRA – Praia Shopping – Av. Engº Roberto Freire, 8790 (Tel. 3232-9050 / 3232-9051).
CARLOS ANTONIO ARAÚJO DE PAIVA ELIAS SILVA
Coordenador do PROCON MUNICIPAL Chefe do Setor de Pesquisa e Informação