"Virada Poética" com 24h de programação marcará Dia da Poesia em Natal

 As muitas vozes da poesia potiguar e brasileira vão tomar conta das ruas, entrar pela noite e amanhecer pelos quatro cantos de Natal, nos próximos dias 13 e 14 de março. Uma verdadeira “Virada Poética” vai movimentar a cidade em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, com atividades programadas para acontecer durante mais de 24 horas, em vários espaços culturais, praças e estações de ônibus.
            Promovida pela Prefeitura de Natal através da Funcarte e Secult Natal, a “Virada Poética” quer relembrar os primeiros anos do tradicional Dia da Poesia em Natal, que teve início em 1978 e nunca mais deixou de ser festejado por aqui. Privilegiando a oralidade da poesia, o evento contará com sarau, debates, recitais, homenagens, bazar as editoras, lançamento de encarte "Virada Poética" e "Folhas Poéticas”, Café no Mercado de Petrópolis, oficinas, exposição, shows musicais, performance e divulgação de Prêmios Literários 2015, tendo a participação de outros parceiros como Sala Natal, Memorial Natal, SPVA – Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - e Jovens Escribas.
       O primeiro dia da “Virada” terá como ponto de encontro a sede da Capitania das Artes, na av Câmara Cascudo. Logo cedo acontecerá o lançamento dos Prêmios Literários 2015 Othoniel Menezes (Poesia), Moacy Cirne (Ficção) e Câmara Cascudo (Folclore) e a entrega dos prêmios aos vencedores de 2014. No começo da tarde, a SPVA fará uma homenagem à poetisa Palmyra Wanderley, a partir dos 50 anos da segunda edição do seu livro mais famoso, “Roseira Brava”. A homenagem a Palmyra contará ainda com uma exposição dos escritos de Ana Maria Cascudo, em parceria da Sala Natal e Instituto Ludovicus.
     Na sequência, três gerações da poesia norte-riograndense se encontram para um bate-papo. É Lívio Oliveira, Paulo de Tarso Correia de Melo e Anchella Monte. Depois, os poetas Nícolas Behr e Ricardo Chacal participam de oficina-palestra sobre poesia contemporânea e poesia marginal de ontem, e lançam seus livros.
   O consagrado poeta Ricardo Chacal lança ainda nova edição de “Seu Madruga e eu” (editado pela Jovens Escribas). A Funcarte convidou diversas editoras locais para exporem e venderem seus livros de poesia em clima de bazar e preços reduzidos. Estão confirmadas a Queima Bucha, Sebo Vermelho, Jovens Escribas, Sarau das Letras, Cooperativa Cultural Universitária, Sol Negro, Tribo e Instituto Ludovicus.
  O poeta e professor de literatura Frederico Barbosa, diretor de ações culturais da Casa das Rosas, falará sobre a “Poesia contemporânea e os movimentos periféricos”.A banda potiguar Mahmed e a cantora e compositora curitibana Thaís Gulin são atrações musicais no Pátio da Funcarte.